7 Fatos interessantes sobre a Peugeot que você provavelmente não sabia

A Peugeot é uma dos fabricantes de carros mais populares da Europa. A Peugeot é uma empresa francesa que e parte do segundo maior fabricante de carros da Europa.

Conheça alguns fatos interessantes sobre os veículos Peugeot e a empresa que os produz.

A empresa começou como um moinho de café

Embora a Peugeot seja o fabricante de carros mais antigo do mundo, quando a empresa começou, ela nem fabricava carros.

Foi fundada em 1810 como um moinho de café. Os irmãos franceses Jean Pierre e Jean-Pierre II converteram o antigo moinho de grãos de seu pai em uma fundição de aço, produzindo desde moedores de café, moedores de sal e pimenta, molas e serras até mesmo armações de guarda-chuva.

O primeiro carro tinha três rodas

Foi somente no final do século XIX, em 1886, que a Peugeot saiu com seu primeiro automóvel, graças ao designer Leon Serpollet. Este carro era um veículo movido a vapor que tinha três rodas.

No entanto, foram fabricados apenas 4 carros deste tipo. Devido ao peso do motor a vapor, o aquecimento do carro foi um processo longo. Como resultado, foram feitas melhorias com o primeiro veículo de 4 rodas da empresa, movido a gasolina, que saiu em 1890.

A Peugeot produziu Veículos Militares

Durante a Primeira Guerra Mundial, a empresa teve que pausar a fabricação de carros. Foi então que a Peugeot começou a produzir veículos militares.

Na verdade, a Peugeot era um dos principais fabricantes de armas, bicicletas, tanques militares e cartuchos. Uma vez terminada a Primeira Guerra Mundial, eles voltaram a fabricar carros.

A Peugeot lançou seu carro elétrico em 1941

A empresa introduziu o pequeno veículo elétrico, conhecido como VLV, em 1941, para ajudar a resolver as restrições de combustível. Mas a fabricação desses carros parou por causa da Segunda Guerra Mundial.

Alguns anos depois, o Peugeot 203 entrou no mercado, estabelecendo novos recordes em vendas. Nos anos 60, foi produzido o último destes carros elétricos.

A empresa ganhou vários prêmios internacionais

A Peugeot recebeu o cobiçado prêmio “European Car of the Year” em inúmeras ocasiões.

O primeiro vencedor foi o Peugeot 504, em 1969, seguido pelo Peugeot 405, em 1988. O Peugeot 307 que também ganhou este prêmio em 2002. Além do mais, vários carros Peugeot tiveram o segundo e terceiro lugares no concurso Europeu de Carros do Ano.

Em 2009, foi o Peugeot 308 Turbo que recebeu o prêmio Overall Car of the Year (Carro Geral do Ano). A empresa também tem dois prêmios do Semperit Irish Car of the Year.

A Peugeot ganhou cinco prêmios de Carro do Ano da Itália, além de outros nove prêmios de Carro do Ano na Espanha.

A Peugeot fundou um clube de Futebol

A empresa patrocina o clube de futebol Sochaux, que foi fundado por um um membro proeminente da família Peugeot. O clube é um dos membros fundadores da primeira divisão do futebol francês. Já ganhou duas vezes a Ligue 1 e a Coupe de France e também ganhou a Taça da Liga Francesa.

A Peugeot produz Motos e Bicicletas

A Peugeot Motorcycles é um fabricante líder de bicicletas, scooters e ciclomotores europeus. Entre 1903 e 1983, suas motos venceram 10 corridas da Tour de Frances.